Morre, aos 78 anos, Rose Marie Vieira Motta Linck - Projeto Pescar

Morre, aos 78 anos, Rose Marie Vieira Motta Linck

Educadores Sociais fortalecem vínculos e o trabalho em rede
17 de abril de 2020
Fundação amplia parceria com SPPA para atendimento em todo o Brasil
24 de abril de 2020
Exibir tudo

Rose Marie Vieira Motta Linck durante a gravação de um programa com os jovens da Unidade Projeto Pescar Comunidade Jurídico Trabalhista – ESA, na sede da Fundação Projeto Pescar

Rose Marie Vieira Motta Linck faleceu na manhã deste sábado, 18/04/2020, de embolia intestinal, em Porto Alegre/RS. Mãe de duas filhas, Luisa e Silvia, e avó de Cristina e Alexandre , a viúva de Geraldo Tollens Linck, deixa como legado a Fundação Projeto Pescar, criada em 1995 pelo fundador, para expandir o Projeto Pescar.

Nascida em Pelotas, em 1941, a publicitária pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, após o falecimento do marido, em 1998, assumiu a direção da entidade. Segundo a filha Luisa, Rose Marie sempre foi muito envolvida com causas sociais. Antes mesmo de ter um cargo formal na Fundação Projeto Pescar, acompanhava as formaturas e incentivava os paraninfos a começarem suas próprias unidades. 

Na época, ao perceber que o projeto tinha muitas turmas voltadas para meninos, a publicitária deu início a uma Escola da Mulher no Centro Social Frederico Ozanan, com o objetivo de oferecer oportunidades de formação e de desenvolvimento pessoal para jovens mulheres da comunidade. 

— Posteriormente, essa estratégia se alinhou com a evolução do Projeto Pescar, que hoje tem, para muito orgulho dela, o mesmo número de meninos e meninas em suas unidades — afirmou Luisa.

Sua figura forte, decidida e atenta aos problemas sociais do Brasil foi fundamental para a expansão do Projeto Pescar, inclusive para o exterior, em 2003, quando ela foi responsável pela primeira unidade em Buenos Aires, na Argentina.

Rose Marie foi presidente de honra do Conselho Curador desde 2007. Sua meta em vida era a de criar novas oportunidades para que cada adolescente e jovem atendido pela Fundação Projeto Pescar e seus parceiros, apoiadores e voluntários, pudesse construir e/ou reconstruir um novo projeto de vida, de forma protagonista, na construção de um Brasil melhor para si e para a sociedade.

A NOTÍCIA NA MÍDIA:
Gaúcha/ZH: Rose Marie Linck, da Fundação Projeto Pescar, morre aos 78 anos
Jornal do Comércio: Viúva do fundador da Fundação Projeto Pescar morre em Porto Alegre
Diário Popular: Morre, aos 78 anos, Rose Marie Vieira Motta Linck 
Felipe Vieira: Morre Rose Marie Vieira Motta Linck. Viúva de Geraldo Linck deixa como legado a Fundação Projeto Pescar 

NÚMEROS:
A Fundação Projeto Pescar une pessoas, empresas e organizações em uma ação colaborativa e ensina uma profissão a jovens de baixa renda. Em 2019, participaram dos cursos socioprofissionalizantes gratuitos, para a inclusão no mundo do trabalho, cerca de 2 mil adolescentes e jovens ,em 74 Unidades, em nove estados, numa iniciativa que já beneficiou mais de 33 mil egressos. O êxito do programa chamou a atenção de outros países e hoje ele é replicado na Argentina, no Paraguai e em Angola.