Fundação Projeto Pescar lança a campanha Doe Um Futuro Melhor

Fundação Projeto Pescar lança a campanha Doe Um Futuro Melhor

A captação de recursos é feita por Imposto de Renda, PIX e Nota Fiscal Gaúcha

Conectar ideias e atitudes para transformar vidas: este é o propósito da Fundação Projeto Pescar, que nesta terça-feira (18/10) lançou a campanha Doe Um Futuro Melhor, voltada à captação de recursos para a continuidade do projeto. Em 2022, o terceiro ano da campanha, o mote é O Jovem Muda o Mundo, e aponta a juventude como motor da mudança para um amanhã mais cidadão e menos desigual.

Com abrangência nacional, a campanha de arrecadação segue até 31 de dezembro de 2022 e é voltada a pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ). A captação se dá por três formas: pelo Imposto de Renda, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança) – pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, e pessoas jurídicas até 1% –, pelo programa de benefícios da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) – exclusivo para doadores do Rio Grande do Sul – e por doações diretas pelo PIX da Fundação.

Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o site ou acompanhar as publicações da Fundação no Facebook, Instagram e Linkedin.

O Jovem Muda o Mundo

A pandemia da Covid-19 evidenciou a fragilidade do mundo. Pode-se ver de perto a tristeza e a insegurança entrarem nos lares de milhões de pessoas, a busca ansiosa por respostas frente à instabilidade dos acontecimentos e o empenho das ações de resistência e solidariedade para minimizar as dificuldades. Agora, faz-se necessário pensar em um novo mundo pautado pela diversidade, pela cidadania e pela colaboração.

A Fundação Projeto Pescar acredita que o poder transformador está nas mãos dos jovens, e trabalha diariamente para formar pessoas críticas, propositivas, motivadas e atentas ao seu entorno, capazes de mudar a sua realidade e a realidade do próximo. São esses os protagonistas da mudança, as pessoas que precisam ser apoiadas para que seja possível vislumbrar um novo caminho.

Mudar o mundo é a razão de existir da Fundação Projeto Pescar. Nesses mais de 45 anos de história, cerca de 35 mil jovens passaram pelo Projeto Pescar e, com isso, modificaram não apenas seus próprios destinos, mas também o de suas famílias e comunidades. A campanha Doe Um Futuro Melhor existe para que, justamente, a Fundação continue fornecendo as ferramentas necessárias para desafiar a realidade e tornar o amanhã um lugar melhor. É um convite para que todos façam parte dessa mudança.

Sobre a Fundação

A Fundação Projeto Pescar une pessoas, empresas e organizações em uma ação colaborativa e ensina uma profissão a jovens em situação de vulnerabilidade social para a sua integração ao mundo do trabalho. O nome é inspirado no conhecido provérbio do filósofo chinês Lao-Tsé: “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”.

Para este objetivo, a Fundação Projeto Pescar oferece programas socioprofissionalizantes gratuitos, destinados a jovens entre 16 e 19 anos, contando com a parceria de empresas e organizações, que os recebem em seus ambientes de trabalho. O êxito do programa chamou a atenção de outros países e hoje ele é replicado na Argentina, no Paraguai e em Angola.

Em 2021, cerca de 1500 adolescentes e jovens integraram dos cursos, em 65 Unidades espalhadas em 10 estados do Brasil. O Programa Social Pescar também representa uma virada de chave na vida dos participantes e de suas famílias: calcula-se que, indiretamente, cerca de 4500 pessoas foram impactadas pelo trabalho da Fundação no último ano.

Como funciona

Hoje, as organizações parceiras, espalhadas pelo Brasil, de setores diversos, emprestam seus espaços a Fundação Projeto Pescar, onde é montada uma sala de atividades e um laboratório, a depender da demanda de cada curso. Essa vivência, num ambiente simulado para a aprendizagem, traz uma perspectiva concreta do que eles precisam, estimulando os jovens a se prepararem para a vida profissional.

São diversas áreas de iniciação profissional, que contempla 50% da carga horária total. Cada Unidade Projeto Pescar define, em conjunto com a Fundação, qual área será contemplada na iniciação profissional dos jovens. Já os outros 50% da carga horária do Programa são dedicados a formação do jovem nos aspectos de desenvolvimento pessoal e cidadania.

Nesse processo, que dura aproximadamente um ano, o educador social acompanha a evolução dos jovens e todos os fatores da aprendizagem, que vão desde uma conversa inicial com a família no momento da inserção do jovem no Projeto Pescar, passando pela frequência escolar, até a constituição da turma e a evolução do programa.

Os integrantes da Rede Pescar oferecem caminhos para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Isto porque os participantes constroem novas relações que fortalecem o trabalho em equipe e uma atuação mais proativa nas empresas em que é oferecida esta primeira oportunidade. O Programa Social Pescar os deixa mais preparados para enfrentar os desafios pessoais e profissionais em sua trajetória, como a busca do primeiro emprego.

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Atenção! A Fundação Projeto Pescar utiliza cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar a sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site. Para mais informações acerca dos cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.


Li e aceito as políticas de privacidade.