Encontro de Egressos da Unidade Unicred Porto Alegre comemora 10 anos do Projeto Pescar

Fundação Projeto Pescar participa do Congresso Marista de Educadores Sociais
3 de setembro de 2019
Consórcio da Unidade Futuro do Transporte chegou na hora certa na vida de João
4 de setembro de 2019
Exibir tudo

Equipe, família, energia, transformação, entrega, força, alegria, união, meiguice e paciência foram algumas das palavras usadas pelos egressos da Unidade Unicred Porto Alegre para definirem suas turmas no Encontro promovido na última sexta-feira (16/09). O sentimento de todos era de felicidade em reverem pessoas importantes em suas trajetórias, conversarem com os colegas e lembrarem da experiência do Projeto Pescar.

A egressa da 3ª turma,  Bruna de Oliveira Fraga disse que faz questão de estar presente em todos os eventos promovidos para eles: “acredito muito nesta experiência de compartilhar, ouvir a turma atual e de outros anos. Isso representa muito para mim, e é importante, porque o Projeto Pescar é compartilhamento, oportunidade, esperança… Quando iniciei o curso eu tinha muitos sonhos, mas não sabia por onde começar e com o aprendizado obtido aqui, consegui correr atrás dos meus objetivos.”

A Articuladora Rejania Guido Dias destacou os 10 anos de história do programa na cooperativa: “151 corações passaram por aqui, com vivências, com expectativas, com sonhos e cada um de um jeito. São muitos ensinamentos… E a gente chega a conclusão que quem aprende muito mais com tudo isso é a própria instituição. Aprendemos a nos humanizar, para além de números e negócios, mas sobre histórias de vida.”

Segundo Rejania, reforça o propósito da cooperativa, que é acreditar que o cooperativismo constrói felicidades e promove vidas: “Quando a gente olha para cada rostinho destes jovens, que estão aqui conosco, sentimos muito orgulho de participar e de realizar a nossa missão.”

História – A gerente da Fundação Projeto Pescar, Silvia Ramirez, salientou que a turma da Unicred Porto Alegre foi a primeira a conviver com os colaboradores da sede, em Porto Alegre/RS. “O presidente era o Léo Airton Trombka e até hoje ele me encontra e pergunta como estão os jovens, a Unidade, valorizando todo o investimento que é feito na formação dos  adolescentes. 

A gerente do Instituto Unicred Porto Alegre, Nara Lopes Santos, lembrou a sua atuação de oito anos como educadora social da Unidade: “Aprendi a amar e agradeço a vocês todos por terem passado na minha vida, porque se houve transformação, foi devido a troca e e entrega de cada um. Eu tinha uma equipe, porque a gente não faz nada sozinho, e hoje eu percebo no papel da Adelaide Chicomo, como educadora da turma atual, este mesmo envolvimento. Nós somos pessoas diferentes, mas fazemos com que todos  enxerguem o seu potencial, a sua capacidade de buscar os seus objetivos, com garra, força, coragem e determinação. Eu fico muito feliz.”

A egressa Janis Joplin Moreira Padilha, que se formou no curso de Administração, pela FAPA – Faculdades Porto-Alegrenses, no último mês, era uma das representantes da 2ª turma: “Deixo um recado a todos os participantes do Projeto Pescar, para que não desistam frente as dificuldades e abracem as oportunidades que surgirem.”

Transformando a Vida de Jovens – Em 2019, 16 empresas e organizações comemoram 5, 10, 15 e 20 anos de parceria com a Fundação Projeto Pescar. São milhares de vidas transformadas e o atendimento de cerca de 2 mil jovens/ano, mais capacitados para o mercado de trabalho, mas especialmente para a vida.