Empatia e protagonismo juvenil no Dia Nacional do Pescar - Projeto Pescar

Empatia e protagonismo juvenil no Dia Nacional do Pescar

Projeto Pescar é fábrica de esperança no livro “Vidas Solidárias”
26 de junho de 2019
Venha transformar a vida de milhares de jovens
28 de junho de 2019
Exibir tudo

No Dia Nacional do Pescar os jovens foram convidados a realizar ações solidárias para beneficiar as suas comunidades. E, mais uma vez, o resultado foi extraordinário. Mais de 1,6 mil adolescentes celebraram o aniversário de 43 anos do Projeto Pescar por meio da arte, da cultura, da ajuda ao próximo, da cooperação, da corresponsabilidade e fortaleceram laços de amizade e companheirismo, além de exercitar o protagonismo juvenil. Em cada Unidade uma história rica em significados e experiências.

A Unidade Comunidade Jurídico Trabalhista, por exemplo, que fez parte da ação que reuniu 13 Unidades na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre/RS, ofereceu roupas, sapatos, itens de higiene pessoal e um lanche para os moradores de rua. Para a jovem Ester Rosa Alves, o momento vai ficar guardado para sempre em sua memória: “No dia a dia a gente finge que não os vê, talvez porque doa em nós, ou por estarmos tão envolvidos em nosso mundo que não olhamos para os outros. O dia de hoje foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida. É algo que eu quero fazer com mais frequência.”

Em Parauapebas/PA, os jovens da Unidade Laboratório Aliança apresentaram a peça “Não me toca seu boboca”, da autora Andrea Viviana Taubman, em uma escola de educação infantil. Na história, interpretada pela turma, os animais dão conselhos ao pequeno leitor sobre como agir se forem vítimas de um gesto indesejado. Para Maria Laís Alves Feitosa, foi muito gratificante ver o rostinho das crianças e influenciá-las para o bem: “Todas as crianças deveriam ter acesso a esta história.” A colega Clarice Souza de Abreu completa: “Foi uma das melhores experiências que eu já tive e fiquei encantada com as crianças. Além de conscientizá-las, tive a oportunidade de interagir com elas.”

Dia Nacional do Pescar – desde que foi instituído, em 2006, por proposição de uma comissão de egressos, em conjunto com a equipe da Fundação, ele é comemorado todo dia 20 de maio. Neste ano, o trabalho desenvolvido pelos jovens e voluntários teve como tema “Atitudes que inspiram, envolvem e transformam”.

Fotos de alguns momentos do Dia Nacional do Pescar